Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Dentes quebrados ou trincados podem desencadear esse aumento de sensibilidade também. Se você sentir uma sensação dolorosa, como um “choque” em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis.
Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
Bebidas ácidas (refrigerantes) causam o desgaste do esmalte e a exposição da dentina;
Bruxismo (ranger os dentes) faz com que a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou excessiva;
Gengivite, que pode causar retração gengival;
Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;
Primeiramente procure um dentista. A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. O ideal é que seu dentista prescreva flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor. Normalmente são utilizados cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.
Essas pastas de dente especiais para sensibilidade são vendidas em mercados e farmácias sem prescrição, mas como tem várias formulações, quem determinará a melhor para cada caso será o dentista, pois somente ele saberá qual produto mais adequado para o seu problema de sensibilidade. Saiba também sobre os Implantes Dentários.
Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos podem também levar à abrasão. Par quem sofre de sensibilidade dental deve evitar os procedimentos de clareamento, pois são abrasivos, e pioram a dor.
1) Utilize escovas com cerdas macias e pontas arredondadas;
2) A escovação deve seguir sempre movimentos circulares e suaves;
3) Evite cremes dentais clareadores, e prefira os desenvolvidos para controlar a sensibilidade;
4) Não use soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio;
5) Evite tratamentos clareadores sem indicação do dentista;
6) Consulte seu dentista sobre os benefícios da aplicação de flúor em gel, principalmente nas fases de dor aguda;
7) Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez agrava a sensibilidade; 8) Tempere a salada com azeite e sal, deixe o vinagre de lado por causa do alto teor de acidez;